Medicina no Paraguai: Tudo sobre o curso e vale a pena?

Compatilhar esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Medicina no Paraguai é atualmente uma excelente opção para quem tem dificuldades de estudar medicina no Brasil. O curso oferecido no Paraguai  é realizado de forma muito parecida com o Brasil, inclusive os valores das mensalidades do curso chegam até 10 vezes mais baixas, fato este que atraí a grande maioria dos estudantes brasileiros.

Aqui iremos colocar todas as informações que você precisa saber para conhecer como funciona o curso de medicina no Paraguai.

SUMÁRIO

Existe uma quantidade muito grande de brasileiros buscando o exterior, inclusive eu mesmo busquei em 2014 através do meu irmão que já é formado em medicina no Paraguai, mas naquela época ninguém falava de estudar no Paraguai. Dessa forma vamos então começar a falar sobre o ingresso ao curso e, posteriormente, vamos falar das mensalidades, faculdades de medicina no Paraguai e também os custos para quem deseja estudar no nosso país vizinho.

Garantimos para você que a informação necessária para estudar você vai encontrar aqui, beleza? Então segue firme e foco!

“Eu me chamo Ricardo Moreira, sou Farmacêutico Bioquímico formado no Brasil e atualmente curso medicina no Paraguai no 4º ano. Depois de algumas dificuldades e um tempo parado por problemas pessoais, voltei a estudar, graças a Deus! Aqui coloquei toda a minha experiência sobre o curso de medicina realizado no Paraguai para que vocês possam conhecer melhor”

INGRESSO MEDICINA NO PARAGUAI

O ingresso ao curso de medicina no Paraguai é realizado sem vestibular, para nossa alegria (kkkkkkkkkk). Assim você não precisa realizar essas provas no Brasil que são mega concorridas, não é mesmo meu filho (Risos)?

INGRESSO E QUALIDADE DE ENSINO

A qualidade do curso é um dos pontos importantes que as pessoas analisam e que inclusive tem medo, uma vez que não tem vestibular e isso realmente assusta. Porém diante de tudo isso o que se deve analisar é que nos Países do Mercosul a maioria deles não realizam um vestibular para o ingresso na carreira de medicina.

Então se você tem medo que o curso de medicina no Paraguai não tenha qualidade de ensino, desencana disso, visto que dependendo a faculdade de medicina que você for estudar a qualidade de ensino é melhor até do que algumas faculdades de medicina no Brasil.

INGRESSO NAS FACULDADES PRIVADAS

Aqui vamos falar sobre como funciona o ingresso nas faculdades privadas de medicina no Paraguai. Existe basicamente 2 tipos de ingresso ao curso, sendo eles:

  • Ingressar sem o curso de nivelação
  • Ingresso com o curso de nivelação

INGRESSO SEM CURSO DE NIVELAÇÃO

Nessa modalidade de ingresso você realiza seu ingresso ao curso sem a necessidade de realizar o curso de adaptação antes do ano letivo.

O processo é simples, você precisa somente realizar a sua matrícula no curso e iniciar na data prevista. Mas é simples assim? Sim, dessa forma mesmo, sem enrolação (kkkk).

INGRESSO COM CURSO DE NIVELAÇÃO

O curso de nivelação nada mais é do que um cursinho que você realiza antes do ano letivo. Mas antes mesmo que você se pergunte se ele reprova ou não eu já vou falar (kkkk) belezinha?

Não gente, o curso de nivelação não tem o objetivo de reprovar o aluno, uma vez que ele é realizado em algumas faculdades devido ao fato de ser uma das exigência de um órgão do Paraguai, a ANEAS – Agência Nacional de Evaluación de la Educação Superior.

Dessa forma conforme o próprio nome diz, NIVELAÇÃO, o cursinho tem o objetivo de nivelar conhecimento entre os ingressos que irão seguir no curso de medicina no Paraguai, entenderam?

Ricardo, qual é o tempo de duração do curso de nivelação? Bom, para responder essa pergunta tenho que lhe fazer uma outra pergunta: Em qual faculdade você vai iniciar?

Isso porquê em algumas faculdades o tempo de duração é de 1 mês e em outras o tempo é de 3 meses, enquanto que algumas faculdades de medicina no Paraguai nem realizam esse curso de nivelação, fantástico né? rsrsrs.

Fiquem tranquilos, a gente vai falar qual a faculdade de medicina que tem a nivelação ou não no tópico de “faculdades de medicina no Paraguai”, tudo bem?

Agora iremos falar sobre as faculdades públicas no Paraguai, que difere a forma de ingresso, pois o curso de ingresso é maior e ele reprova, ficando mais difícil o ingresso.

INGRESSO NAS FACULDADES PÚBLICAS

Anteriormente falamos do ingresso nas faculdades de medicina privadas, agora iremos descrever sobre as faculdades públicas no Paraguai. A primeira coisa que você precisa saber sobre esse tema é que existe somente um nome de faculdade pública no Paraguai, ao qual é chamada de UNE – Universidad Nacional Del Este.

Essa faculdade de medicina fica localizada em vários locais do Paraguai, tais como: Assunção capital, Ciudad Del Este, Cacupê, Encarnación, entre outros locais. Assim a diferença se encontra na sede e não no nome da faculdade, legal né? Um pouco diferente do Brasil podemos dizer.

CURSO DE NIVELAÇÃO NAS FACULDADES PÚBLICAS

Assim como algumas faculdades de medicina privadas, as faculdades públicas no Paraguai também tem nivelação, porém nelas já funciona como um processo seletivo.

Além disso o tempo de duração é de 1 ano, isso mesmo, 1 ano de duração. Achou que seria fácil né minha filha estudar na federal no Paraguai né? Rsrsrsr;

Bom, acredito que em relação as faculdades públicas foi esclarecido as dúvidas. Caso ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário ou envie sua mensagem.

MENSALIDADES MEDICINA NO PARAGUAI

O valor da mensalidade do curso de medicina no Paraguai vai depender da faculdade de medicina ao qual você deseja iniciar. Dessa forma a média de valores varia bastante, porém está em torno de R$ 800,00 a R$ 1500,00 reais.

Logicamente esses valores vai depender de cada universidade, uma vez que existe faculdades de medicina com valores mais acessíveis e outras com valores menos acessíveis.

É importante mencionar que os valores de mensalidade vai depender, principalmente,  da cotação do câmbio, visto que ele é o ponto de referência quando você vai realizar o pagamento.

Nas imagens abaixo você vê alguns exemplos de mensalidades das faculdades de medicina no Paraguai. Então para que vocês tenham uma noção e pratiquem também, o valor que tiver nas imagens vocês dividem por G$ 1450 que é a média que está o câmbio, beleza?

LINGUAGEM UTILIZADA: MEDICINA NO PARAGUAI

A linguagem utilizada no Paraguai é o espanhol em sua maioria. Embora no Paraguai se utiliza também o Guarani, nas faculdades de medicina as aulas são todas em espanhol. Sendo assim não quer dizer que você não vai apreender o Guarani, pois irá, mas de uma maneira mais técnica e simples.

Os professores do curso de medicina no Paraguai todos entendem bem o português, uma vez que eles já estão acostumados com a enorme quantidade de alunos brasileiros. Muitas faculdades de medicina não exigem o espanhol, é importante pelo menos no primeiro ano da faculdade já ir se acostumando com a linguagem. Existe um curso gratuito de espanhol que aconselho, vale a pena.

Muitas vezes é possível apresentar os trabalhos em português, além de poder fazer as provas. Consequentemente conforme você vai passando para os anos subsequentes, a cobrança do espanhol vai aumentando, porém nada de absurdo.

Confesso que o guarani realmente é uma língua muito difícil, porém a boa notícia é que embora essa matéria seja cobrada na grade do curso de medicina no Paraguai, ela não é cobrada a fundo, ficando somente com os termos mais utilizados na medicina, ou seja, os termos técnicos.

Então não precisam se preocupar em relação ao Guarani, beleza amigos? Confesso que no começo fiquei assustado também, mas tenho certeza de que vocês irão tirar de letra, assim como já vi vários alunos conseguirem.

NECESSIDADE DO CURSO DE ESPANHOL

Diferentemente da Argentina que precisa ter proficiência em espanhol, no Paraguai não tem essa obrigatoriedade. Então você não precisa ter um certificado que comprove isso, ficando ainda mais fácil o acesso ao seu curso. Hack que usei muito no começo foi utilizar o Google Tradutor, me ajudou muito.

Sempre coloquei um alerta para os alunos não se acomodarem, pois mesmo não precisando do curso de espanhol, vai ser necessário a sua adaptação para a sua rotina, mas fiquem tranquilos que isso vai ocorrer de forma natural durante seu curso.

Linguagem: Espanhol conheça

DOCUMENTOS MEDICINA NO PARAGUAI

Chegamos na etapa de um tema importantíssimo, pois os documentos é a etapa para se organizar perante o País e a faculdade de medicina ao qual você vai estudar. Assim vamos agora mencionar os documentos que você precisa separar para trazer:

  • Duas Cópias do seu RG frente e verso autenticadas em cartório no Brasil e 2 cópias simples deste documento.
  • Duas Cópias da certidão de nascimento, casamento ou divórcio autenticada no Brasil e 2 cópias simples.
  • 2 Cópias do histórico de ensino médio autenticados no Brasil e 2 cópias simples do mesmo documento.
  • Se você tem formação superior, você deve também trazer 2 cópias do diploma autenticadas e 2 cópias simples.

OBSERVAÇÃO SOBRE O HISTÓRICO DE ENSINO MÉDIO

Essa observação é muito importante, uma vez que sem ela é impossível algumas etapas da regularização dos documentos. Sendo assim o seu histórico de ensino médio deve ter, pelo menos, uma assinatura reconhecida no documento. Mas Ricardo como assim? Calma, vou explicar!

O seu histórico de ensino médio normalmente tem 2 assinaturas, dessa forma o que você precisa fazer é reconhecer por semelhança essas assinaturas. Mas onde eu faço isso? Simples, no cartório mais próximo da escola que emitiu o documento, entenderam?

Então não esqueçam de realizar esse procedimento, pois caso contrário vai ser complicado para vocês conseguirem fazer o processo, belezinha? Então, segue firme que estamos finalizando a etapa de documentos.

COMO TIRAR O VISTO DE IMIGRAÇÃO NO PARAGUAI

Para retirar o visto você precisa realizar a solicitação do mesmo junto ao órgão de imigração do Paraguai. Sendo assim você precisa ter alguns documentos solicitados pela imigração, tais como: RG frente e verso original, certidão de nascimento, casamento ou divórcio e outros.

Antes de tudo você precisa ter em mente é  que o primeiro passo, para entender os tipos de vistos de imigração, é saber que existe várias categorias de vistos, mas aqui iremos abordar somente 1 delas, ou seja, a de estudante.

Tipos de visto de imigração no Paraguai

  1. Estudante
  2. Profissional
  3. Aposentados
  4. Donas de Casa
  5. Religiosos
  6. Trabalhadores
  7. Empresários
  8. Diplomáticos
  9. Aposentados

Conforme podem analisar a quantidade de categorias é realmente bem grande. Assim por isso vou focar somente na categoria de estudante, uma vez que é o objetivo do nosso artigo sobre esse tema, beleza?

Informação importante de passar é que de início, quando o aluno chega no Pais, existe uma regra de que ele precisa realizar o seu visto por 2 anos e posteriormente renovar para o visto permanente.

Assim realizando esse processo você segue até o final do curso com seu visto já na categoria permanente. Ricardinho, existe a possibilidade de tirar a permanente ( de 10 anos) direto? Sim, lógico que existe, mas não é a categoria correta para estudante.

Então como os brasileiros para tudo dá um jeitinho, muitos realizam de maneira fraudulenta esse processo, alegando que irão trabalhar no País. Agora, como orientação, recomendo que não façam isso amiguinhos, pois pode lhe causar um certo problema se for descoberto e não vale a pena, beleza?

FACULDADE DE MEDICINA NO PARAGUAI

Existe atualmente muitas faculdades de medicina no Paraguai, porém nem todas são viáveis para os brasileiros que desejam estudar no Paraguai. Sendo assim estou deixando abaixo uma lista de 6 faculdades de medicina localizadas no Paraguai.

  1. UPE – Universidade privada del este
  2. UCP – Universidade Central do Paraguai
  3. UNIDA – Universidade Integração das Américas
  4. UMS – Universidade Maria Serrana
  5. UPAP – Universidade Politécnica e Artística do Paraguai
  6. UMAX – Universidade Maria Auxiliadora
  7. UNE – Universidad Nacional Del Este

Conforme vocês podem ver existe uma variação enorme de universidades para estudar medicina, mas deixamos aqui um spoiler de faculdade de medicina no Paraguai.

Realizando uma pesquisa, verificamos que a faculdade de medicina UPE é uma instituição de ensino mais antiga, segura e que além de habilitação do CONES e MEC, ela também conta com o processo da ANEAS.

COMO ESCOLHER UMA BOA FACULDADE?

Você deve ficar sempre pesquisando no Google sobre as faculdades, inclusive no youtube, instagram, enfim, mas isso vai confundir muito a sua cabeça.

Existe sim alguns critérios que podem ser utilizados na escolha de uma boa faculdade de medicina no Paraguai, uns mais importantes outros menos importante.

Assim iremos deixar algumas dicas nessa escolha, uma vez que as instituições ficam localizadas em outro País.

  1. Verificar se a universidade é legalizada pelo MEC
  2. Analisar se a faculdade tem resolução do CONES
  3. Olhar a estrutura física da faculdade de medicina
  4. Tentar verificar a qualidade do corpo docente

MATRÍCULA MEDICINA NO PARAGUAI

A matrícula do curso é realizada pessoalmente ou online, dependendo de como você deseja. Devido ao fato de não ter vestibular, orientamos realizar antes para garantir a vaga.

VALOR DA MATRÍCULA DE MEDICINA

O valor da matrícula vai depender de qual faculdade de medicina você vai estudar, mas no geral o preço varia de R$ 800,00 a R$ 1500,00 reais. Dependendo a faculdade de medicina é necessário 2 matrículas, sendo uma do curso de nivelação e outro do ano letivo.

CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER

Nunca realize a sua matrícula sem que a pessoa seja uma empresa ou conhecido seu. Depósitos bancários é terrível para esse tipo de situação e você não tem nenhum respaldo jurídico posteriormente.

CUSTO DE VIDA MEDICINA NO PARAGUAI

Custo de vida para estudar

GASTOS INICIAIS DO CURSO

Os gastos iniciais são um pouco alto, uma média de R$ 4000,00 reais devido ter que organizar seus documentos, ver a questão de moradia e etc.

Assim é importante verificar e realizar um planejamento financeiro para o ano que você deseja iniciar, mas sempre o primeiro passo será com a matrícula do curso.

CUSTO COM MORADIA

Varia bastante, mas no geral está no valor de R$ 700,00 a R$ 2000,00 reais, mas sempre vai depender  de alguns critérios, tais como:

  1. Tamanho do moradia que você quer
  2. Quantidade de quartos no imóvel
  3. Se vai residir no Brasil ou Paraguai
  4. Vai morar sozinho ou dividir

Então o ideal e fica como dica se querer economizar, muitos alunos dividem moradia, ajudando muito no seu orçamento no que tange a moradia para estudar medicina no Paraguai.

Conheça o treinamento medicina expert que já ajudou milhares de alunos a estudar no exterior.

LOCALIZAÇÃO DA MORADIA

Você vai poder morar no Brasil ou Paraguai, o que facilita muito para quem não quer de início morar no Paraguai. Existe vans escolares que realizam esse processo, então podem ficar tranquilos.

Os dois locais são bons para quem deseja estudar, mas se você não precisa trabalhar no Brasil sai mais viável e econômico morar no Paraguai, beleza amigos?

ATUAR NO BRASIL APÓS FORMADO

No ano calendário de 2019 teve uma alteração no revalida, que é um exame necessário realizar para quem quer formar no exterior e trabalhar no Brasil.

O QUE TEVE DE MUDANÇA?

Agora para quem não sabe o revalida é lei. Assim você vai ter muito mais tranquilidade para poder estudar e saber que existe um amparo legal quando quiser atuar no Brasil após formado.

Então você vai poder ficar muito mais tranquilo e seguro para vir estudar medicina no Paraguai.

APROVAÇÃO NO REVALIDA

Não mencionei, mas tenho um irmão formado que revalidou. Antes você precisava realizar a primeira etapa do exame e se reprovar na segunda etapa (Prática)  você tinha que fazer todo processo novamente.

É aí meu amigos que o negócio ficou bom, porquê agora você pode realizar a primeira etapa (Teórica)  e se não passar na pratica na próxima vez não será necessário a primeira, entenderam? rsrsrs.

COMPLEMENTAÇÃO, O QUE É?

É a realização da revalidação do diploma sem ser pelo revalida, mas sim pelas faculdades privadas e públicas do Brasil.

Basicamente é a realização do revalida pelas faculdades no Brasil, porém às vezes com complementação de matérias cujo não foram estudadas no exterior.

O processo é mais fácil do que o revalida, porém demora um pouco mais, que por lei deve ser no máximo em 180 dias.

Oriento sempre que foque no revalida e deixar a complementação para o famoso plano B, pois ela é um pouco caro de realizar, já o revalida bem mais barato, beleza?

CONCLUSÃO DE TUDO QUE ABORDAMOS

Estudar medicina é o sonho de muitas pessoas, mas nem todos tem condições de estudar no Brasil. Assim se você se enquadra nessa turma,  o exterior pode ser um bom caminho.

MEDICINA É UM SONHO E NÃO DINHEIRO

Sim, não vai estudar medicina achando que é fácil e somente buscando o salário gordinho, pois para ganhar dinheiro existe muitas formas mais rápidas sem a necessidade de cursar medicina;

Assim espero ter contribuído com esse artigo que embora extenso, você pode ter uma noção muito boa de como funciona todo esse processo de medicina no Paraguai.

Então futuros doutores, foco, força e fé em Deus que tudo vai dar certo na sua caminhada.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch